Diversão com Pares Mínimos A - (p-b/t-d/k-g)

Estoque: 20 Referência: 117 A

Carregando...
/ 20
Simulador de Frete
- Calcular frete

Estimula Fala, Linguagem e Discriminação Auditiva: Indicação: a partir de 5 anos

CÓD.  117 A:  Contém: 1 bingo de figuras (p/b),1 baralho de advinhas, 32 cartas (t/d),1 jogo memória figuras/palavras (k/g),palavras, letras, sinais de surdo e sonoro

 

A Oficina da Linguagem elaborou e organizou este material com o objetivo de estimular a compreensão das diferenças fonéticas, fonológicas e semânticas, bem como a nomeação correta das figuras. Abaixo, descrevemos os jogos do conjunto, vocabulário e sugestão de uso:

1-       Fonemas Surdos e Sonoros: pares mínimos  /p/ x /b/ (Bingo de figuras)

·  01 jogo de bingo envolvendo somente figuras, com duas cartelas, sendo 12 figuras (6 pares) em cada uma, com os pares mínimos em posição inicial e não-inicial do vocábulo.

·  Conjunto de cartelas, com as palavras correspondentes às figuras, escritas em letra maiúscula, 02 cartelas com as letras correspondentes (P-B) escritas em letra maiúscula, 02 cartelas com os sinais gráficos correspondentes ao som surdo (linear) e ao som sonoro (ondulado), na cor preta.

Vocabulário dos pares mínimos /p/ x /b/: panda/banda, papa/baba, pata/bata, pia/Bia, aperta/aberta, papão/babão, pingo/bingo, pompom/bombom, pote/bote, pule/bule, roupa/rouba, sapão/sabão.

Sugestão de uso:

· No jogo de Bingo de Figuras, cada jogador escolhe uma cartela. Após as cartelinhas terem sido embaralhadas e viradas com as figuras para baixo (ou organizadas em um saquinho de tecido/TNT não-transparente), decide-se quem irá “cantar” o bingo, por algum critério. Quem tiver a figura correspondente à “cantada”, marca na cartela com uma conta ou semelhante. Quem primeiro preencher uma fileira horizontal ou vertical ganha o jogo. Após o término, pode-se verificar quais seriam os outros pares, já que somente formarão pares os das fileiras horizontais. Pode-se também decidir por preencher toda a cartela e o vencedor será quem preencher primeiro.

· Com as palavras, pode-se fazer a correspondência com as figuras; emparelhar os pares a partir de colunas definidas como coluna do fonema surdo (sinal gráfico linear) e do fonema sonoro (sinal gráfico ondulado), podendo também usar as letras representativas P-B.

2-        Fonemas Surdos e Sonoros: pares mínimos  /t/ x /d/ (Jogo de Advinhas)

·   01 jogo com 32 cartas de figuras que formam 08 pares (16 cartas), com os pares mínimos /t/-/d/ em posição inicial e não-inicial do vocábulo; 16 cartas com advinhas, cujas respostas referem-se aos nomes das figuras.

·  Conjunto de cartelas, medindo 6x3cm, com as palavras correspondentes às figuras, escritas em letra maiúscula, 02 cartelas com as letras correspondentes (T-D) escritas em letra maiúscula, 02 cartelas com os sinais gráficos correspondentes ao som surdo (linear) e ao som sonoro (ondulado), na cor preta.

Vocabulário dos pares mínimos /t/ -  /d/: quatro/quadro, corta/corda, tia/dia, tênis/Dênis, morte/morde, rota/roda, tato/dado, gato/gado.

Sugestão de uso:

·No Jogo de Advinhas colocam-se as 16 cartas de figuras sobre a mesa, com a face voltada para cima, e as outras 16 com as advinhas ficam dispostas em um monte, com a face voltada para baixo. Cada jogador, a sua vez, retira uma carta do monte, lê e responde pegando a carta do par. Caso não saiba a resposta, embaralha novamente e passa a vez. Ganha o jogo quem fizer a maior quantidade de pares.

· Com as palavras, pode-se fazer a correspondência com as figuras; emparelhar os pares a partir de colunas definidas como coluna do fonema surdo (sinal gráfico linear) e do fonema sonoro (sinal gráfico ondulado), podendo também usar as letras representativas T-D.

3-       Fonemas Surdos e Sonoros: pares mínimos  /k/ x /g/ (Memória de figuras e palavras)

·  01 jogo de memória contendo 20 cartelas (10 de figuras e 10 de palavras) que formam 10 pares, com os pares mínimos /k/ x /g/ em posição inicial do vocábulo.

·  Conjunto de cartelas, 02 cartelas com as letras correspondentes (C-G) escritas em letra maiúscula, 02 cartelas com os sinais gráficos correspondentes ao som surdo (linear) e ao som sonoro (ondulado), na cor preta.

Vocabulário dos pares mínimos /k/ x /g/: cola/gola, cordão/gordão, calo/galo, corro/gorro, coleira/goleira.

Sugestão de uso:

· No jogo de Memória de figuras e palavras, embaralham-se as cartelas com a face voltada para baixo e propõe-se o tradicional jogo da memória. Será o ganhador aquele que formar maior quantidade de pares.

Com as palavras, pode-se emparelhar os pares a partir de colunas definidas como coluna do fonema surdo (sinal gráfico linear) e do fonema sonoro (sinal gráfico ondulado), podendo também usar as letras representativas C-G.

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.

Características


    Confira também