Diversão com Pares Mínimos - B (f-v/s-z/x-j)

Estoque: 10 Referência: 117 B


Por:
R$ 70,00

ou 5x de R$ 14,00 Sem juros
/ 10
Simulador de Frete
- Calcular frete

CÓD. 117 B Contém: 1 jogo rouba monte, 36 cartas (f/v), 1 jogo de memória de figuras (s/z), 1 jogo do Mico, 21 cartas (x/j); palavras, letras, sinais de surdo e sonoroEstimula

Fala, Linguagem e Discriminação Auditiva  Indicação: a partir de 5 anos

 

 

 

A Oficina da Linguagem elaborou e organizou este material com o objetivo de estimular a compreensão das diferenças fonéticas, fonológicas e semânticas, bem como a nomeação correta das figuras. Abaixo, descrevemos os jogos do conjunto, vocabulário e sugestão de uso:

  1. Fonemas Surdos e Sonoros: pares mínimos /f/ x /v/ (Rouba-monte)

  • 01 jogo de cartas contendo 36 cartas de figuras. São dois conjuntos de 09 pares (18 cartas) com os pares mínimos /ft/ - /v/em posição inicial e não-inicial do vocábulo. Cada 4 cartas do par possui no canto superior esquerdo uma forma geométrica diferente, na cor vermelha.

  • Conjunto de cartelas, medindo 6x3cm, com as palavras correspondentes às figuras, escritas em letra maiúscula, 02 cartelas com as letras correspondentes (F-V) escritas em letra maiúscula, 02 cartelas com os sinais gráficos correspondentes ao som surdo (linear) e ao som sonoro(ondulado), na cor preta.

Vocabulário dos pares mínimos /f/ - /v/: inferno/inverno, fenda/venda, foto/voto, faca/vaca, feia/veia, falsa/valsa, Fera/Vera, faqueiro/vaqueiro, fila/vila.

Sugestão de uso: No jogo de Rouba-monte, cada jogador recebe 4 cartas e no centro da mesa são dispostas outras 4 cartas com a face voltada para cima. O primeiro jogador compara suas cartas com as da mesa e se alguma formar um par de figuras iguais, ele separa estas cartas (o par) e coloca num montinho ao seu lado, com a face para cima. Só se pode formar um par por vez. Mas se ele tiver um par nas mãos, também deve abaixá-lo. Se nenhuma carta da mão formar par, ele deve descartar uma carta colocando-a ao lado das outras na mesa. Depois disso, o segundo jogador, assim como todos, deve comparar suas cartas com as da mesa e também com a carta de cima dos montes adversários, se alguma “casar” com algum monte ele põe a carta que casou em cima do monte e rouba-o para si. Neste jogo, só pode roubar o monte do adversário através do par formado pelas formas geométricas, e não pelas figuras. Quanto um jogador ficar sem cartas na mão, compra mais 4 cartas. O jogo termina quando se acabarem as cartas para distribuição e ninguém mais tiver cartas igual às da mesa ou do monte de alguém. O vencedor é quem tiver a maior quantidade de cartas no monte ao final do jogo.

  • Com as palavras, pode-se fazer a correspondência com as figuras; emparelhar os pares a partir de colunas definidas como coluna do fonema surdo (sinal gráfico linear) e do fonema sonoro (sinal gráfico ondulado), podendo também usar as letras representativas F-V.

  1. Fonemas Surdos e Sonoros: pares mínimos /s/ x /z/ (Memória de figuras)

  • 01 jogo de memória contendo 20 cartelas de figuras que formam 10 pares, com os pares mínimos /s/ x /z/ em posição inicial e não-inicial do vocábulo.

  • Conjunto de cartelas, com as palavras correspondentes às figuras, escritas em letra maiúscula, 02 cartelas com as letras correspondentes (S-Z) escritas em letra maiúscula, 02 cartelas com os sinais gráficos correspondentes ao som surdo (linear) e ao som sonoro(ondulado), na cor preta.

Vocabulário dos pares mínimos /s/ x /z/: doce/doze, assa/asa, caça/casa, selo/zelo, preço/preso.

Sugestão de uso: No jogo de Memória de figuras,embaralham-se as cartelas com a face voltada para baixo e propõe-se o tradicional jogo da memória. Será o ganhador aquele que formar maior quantidade de pares.

  • Com as palavras, pode-se fazer a correspondência com as figuras; emparelhar os pares a partir de colunas definidas como coluna do fonema surdo (sinal gráfico linear) e do fonema sonoro (sinal gráfico ondulado), podendo também usar as letras representativas S-Z.

  1. Fonemas Surdos e Sonoros: pares mínimos /X/ - /J/ (Jogo do Mico)

  • 01 jogo do Mico contendo 21 cartas de figuras que formam 10 pares, com os pares mínimos /X/ - /J/em posição inicial e não-inicial do vocábulo, além da carta do Mico.

  • Conjunto de cartelas, com as palavras correspondentes às figuras, escritas em letra maiúscula, 02 cartelas com as letras correspondentes (X-J) escritas em letra maiúscula, 02 cartelas com os sinais gráficos correspondentes ao som surdo (linear) e ao som sonoro(ondulado), na cor preta.

Vocabulário dos pares mínimos /X/e/J/: manchar/manjar, xinga/ginga, xixi/Gigi, lixeira/ligeira, choca/Joca, queixo/queijo, chato/jato, chuchu/Juju, xis/giz, chá/já.

Sugestão de uso: No Jogo do Mico, distribui-se 5 ou 7 para cada jogador e coloca-se as demais cartas com a face voltada para baixo. Cada jogador verifica se tem algum par formado com as cartas que estão nas mãos e os abaixa na mesa. O jogador que inicia o jogo compra uma carta do monte de distribuição, verifica se formou um par com uma das cartas das mãos e o abaixa, depois descarta uma carta com a face voltada para cima. A partir do segundo jogador, pode-se comprar uma carta ou do monte de distribuição ou do monte da mesa. Quando se acabarem as cartas para distribuição, inicia-se a compra de cartas das mãos dos adversários e procede da mesma forma em relação à formação do par. Será o ganhador aquele que formar maior quantidade de pares ou ter abaixado primeiro as cartas das mãos. A carta do Mico não pode ser descartada.

  • Com as palavras, pode-se fazer a correspondência com as figuras; emparelhar os pares a partir de colunas definidas como coluna do fonema surdo (sinal gráfico linear) e do fonema sonoro (sinal gráfico ondulado), podendo também usar as letras representativas X-J.

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.

Características


    Confira também