Product ID: 56
New In stock
Lince - Semi vogais orais

Lince - Semi vogais orais

Estoque: 17 Referência: 121

Carregando...
/ 17
Simulador de Frete
- Calcular frete

CÓD.  121: Contém: 2 tabuleiros de 40 figuras, 80 cartelinhas de figuras, 3 cartelas com palavras/ditongos

Conjunto Fonoarticulação

 

Valorizando o recurso lúdico, a Oficina da Linguagem elaborou mais este material, LINCE - Semivogais Orais.

           Foi elaborada uma lista de 151 ditongos orais, 121 decrescentes e 30 crescentes, em que há ocorrência das várias possibilidades de ditongos, com vogais abertas e fechadas, como nos decrescentes: AL, AU, AI, EL, ÉL, EU, ÉU, EI, ÉI, IL, IU, OL, ÓL, OI, ÓI, OU, UI, UL; e como nos crescentes: EA, EO, IO, IÓ, IA, IE, AO, UA, UI, EU, UO. Foram excluídos aqueles em que pode ocorrer a supressão na fala coloquial, como em ‘couro/coro’ e ‘peixe/pexe’.

 

              Organizou-se o material em formato de ‘Jogo de Lince’. São dois tabuleiros (dois jogos), de aproximadamente, com 40 figuras cada, sendo 30 correspondentes a ditongos decrescentes e 10 a crescentes. Para auxiliar na classificação, as figuras correspondentes aos ditongos crescentes estão dispostas nas duas colunas externas. Para cada tabuleiro há as cartelas avulsas das figuras, com aproximadamente. Acompanha ainda, 3 cartelas com a relação dos 151 ditongos, organizados por grupo.

 

              O objetivo é auxiliar a compreensão e produção das semivogais orais na fala, somando-se a outras atividades envolvendo situações variadas para a estabilização/automatização deste.

 

Sugestão de Uso:

 

- Selecionar um tabuleiro por vez.

- Lembrar que a grande maioria das palavras contém ditongos decrescentes. As figuras correspondentes aos ditongos crescentes estão dispostas nas duas colunas externas.

- As 40 cartelinhas do tabuleiro devem ser dispostas com as figuras voltadas para baixo. Cada jogador pega quantidade igual de cartelinhas.

- A partir do momento combinado para iniciar o jogo, cada jogador vai olhando suas figuras e procurando no tabuleiro. Vence quem achar primeiro todas as suas figuras.

- Outra opção é utilizar uma ampulheta, cronômetro ou outro marcador e delimitar um tempo para encontrar as suas figuras no tabuleiro. Vence quem encontrar a maior quantidade de figurinhas no tempo delimitado.

- Antes ou após o jogo sugere-se trabalhar com todas as cartelinhas, com discriminação auditiva, repetição, nomeação e outras atividades envolvendo a fala.

- O jogo ainda acompanha três cartelas com palavras escritas que permitem atividades de leitura-escrita.

- Com atividade de escrita, pode-se selecionar previamente as cartelinhas correspondentes a cada grupo de palavras escritas, pedir para paciente escrever seus nomes e depois conferir a grafia com a cartela escrita. O mesmo pode ser feito em atividades de ditado.

 

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.

Características


    Confira também