Product ID: 152
New In stock
Álbum de Figuras ? Avaliação ortográfica

Álbum de Figuras ? Avaliação ortográfica

Estoque: 9 Referência: 301


Por:
R$ 85,00

ou 5x de R$ 17,00 Sem juros
/ 9
Simulador de Frete
- Calcular frete

Cód. 301: 01 Álbum de Figuras para Análise Ortográfica

Álbum de Figuras para Análise Ortográfica. A partir de 6 anos

 

Apresentação: O material “Álbum de Figuras para Análise Ortográfica” tem por finalidade ser utilizado como instrumento de avaliação da linguagem escrita, tendo como enfoque verificar no educando, a alfabetização, letramento e competência ortográfica.

Descrição: em formato de álbum, com espiral, apresenta 30 cartões. Contém 27 figuras coloridas, que representam conceitos de categorias diversas tais como: meios de transporte, animais, objetos e outros, que estimulam a escrita de uma lista de palavras. As figuras de número 28,29 e 30 representam desenhos temáticos e oportunizam a escrita de novas palavras, frases e ou texto.

Modo de usar: Apresentar o álbum ao examinado e solicitar que ele escreva o nome das figuras, uma a uma. Para as figuras de n° 28,29 e 30, solicitar que observe e escreva o que está vendo, formando frases, ou ainda, dependendo da competência observada, que elabore um texto a partir da figura.

Instruções para o examinador: Este material deverá ser utilizado em situações de avaliação de desempenho em escrita.

Instruções para correção:

1.               Na escrita de palavras, observar: (a) a fase ou estágio que se encontra a criança, (b) naquelas que já estão com escrita alfabética, observar o modo como estão evoluindo para a escrita ortográfica, (c) observar a competência da escrita ortográfica do examinado, (d) observar a caligrafia, ou seja, se está escrevendo de forma legível.

2.               Na escrita de frases ou textos, observar: (a) a capacidade do examinado para a escrita de frases, (b) analisar a produção escrita quanto aos aspectos ortográfico, sintático e semântico, (c) verificar se o educando tem adquirido condições de autonomia para letramento.

Instruções para Classificação dos Erros, segundo Zorzi, 2003: (Zorzi, JL Aprendizagem e distúrbios da linguagem escrita. São Paulo: Artmed, 2003.)

1.               Representações Múltiplas, 2. Apoio na Oralidade, 3. Omissões de Letras, 4. Junção ou separação não convencional das palavras, 5. Confusão entre as terminações AM e ÃO, 6. Generalização de Regras, 7. Substituições envolvendo a grafia de fonemas surdos e sonoros, 8. Acréscimo de letras, 9. Letras Parecidas, 10. Inversão de letras, 11. Outras Alterações.

 

Obs. Circular o erro e colocar o número do erro. Sugerimos tabular os erros, marcando a quantidade de cada um. Após um período de intervenção, reaplicar a avaliação e classificar novamente.

 

 

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.

Características


    Confira também