Oficina da Linguagem
Product ID: 170
Product SKU: 170
New In stock />
Trabalhando ortografia inversão de letras
Destaque

Trabalhando ortografia inversão de letras

Estoque: 103 Marca: Oficina da Linguagem Referência: 305 F

Carregando...
/ 103
Simulador de Frete
- Calcular frete

Trabalhando ortografia inversão de letras

 

          É comum  no período de Alfabetização a criança trocar a posição do /r/ para depois da vogal, lendo PAR no lugar de PRA, pensando nisso,  a Oficina da Linguagem elaborou este divertido material. Veja a explicação a seguir:

          

       -Grupo A- Grupo de 09 pares mínimos com figuras correspondentes: frevo-fervo, fruta-furta, graça-garça, prado-pardo, prato-parto, prefeito-perfeito, tremo-termo, trota-torta, truco-turco.

       -Grupo B- Grupo de 03 pares mínimos somente na escrita, mas não na fala, com figuras correspondentes: podre-poder, preto-perto, trenó-terno.

          Com os 12 pares de palavras elaborou-se um conjunto de cartões, assim discriminado: 24 cartões contendo em cada um, palavra da lista dos grupos; 24 cartões contendo em cada um a figura correspondente a cada palavra da lista dos grupos.

 

      Sugestão de uso:

- Pedir que a pessoa que escolha um par de cartões de figuras. Apresentar esse par e conversar sobre a semelhança e diferença dos nomes e dos significados. O objetivo é perceber a diferença, dando-se também o apoio articulatório.

- Apresentar a escrita das palavras correspondentes, levando o sujeito a discriminar a semelhança e a diferença nos escritos e relacionar aos significados (figuras).

- Fazer  o  mesmo, sucessivamente,  com  todos  os  pares de figuras. Orienta-se que se utilize aos poucos a quantidade de cartões (até seis pares por vez)  para que a atividade não fique cansativa, mas o objetivo é apresentar todos os pares.

- Pode ser necessário utilizar um material de apoio específico, referente aos erres, para o qual sugerimos o Trabalhando com a ortografia: possibilidades dos erres, da Oficina da Linguagem, com ilustrações e variações de cores para os tipos de erres.

- Quando há dificuldade de perceber a localização/ordem da letra na palavra, orienta-se utilizar outro material de apoio visando ao trabalho com a percepção visual e linguagem, envolvendo posição espacial, discriminação de formas, símbolos, letras, números e cores, para o qual sugerimos

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.

Características


    Confira também

    https://web.whatsapp.com/(67)991880505